Instituto Superior Técnico

Área Académica e de Pessoal do Taguspark

Programa de Mentorado

Sendo um projeto pioneiro do Instituto Superior Técnico (1996), foi implementado com um modelo específico para o Taguspark a partir de 2010. O Programa Mentorado proporciona aos alunos do mesmo curso uma maior aproximação entre si, não só entre os alunos do mesmo ano, mas também de anos mais avançados, contribuindo assim para uma melhor integração.

O Programa Mentorado encontra-se em constante melhoria ao longo dos anos, de modo a prestar um apoio cada vez mais eficiente aos alunos.

Quem é o Mentor?

O Mentor é um aluno do mesmo curso, de 2º ou 3º ano, que irá ajudar os novos alunos no percurso das inscrições, na realização da matrícula e na integração académica ao longo do ano.

Candidatura a Mentor

Decorre no mês de junho/julho o período de candidatura a Mentor para o ano letivo seguinte. Segue-se uma entrevista no gabinete NAPE-TP para realização de perfil de voluntário.

Atividades dos Mentores

  • Semana do Acolhimento

Inscrição dos novos alunos (Mentorandos) e organização da Receção ao Estudante – Durante a Semana de Acolhimento, os Mentores devem estar presentes no percurso de inscrições do seu curso.  A atribuição de um Mentor a cada novo aluno é realizada no primeiro dia das inscrições. Os novos alunos serão acompanhados durante todo o processo pelos Mentores presentes (de preferência pelo seu respetivo Mentor).

  •  Sala 1.1

No âmbito da contribuição para o bom desempenho académico foi criada a sala de estudo em grupo (sala 1-1, piso 1) que funciona em exclusividade para os alunos de 1º ano e respetivos Mentores, no horário das 9h às 21h. Os grupos de estudo funcionam dinamizados pelos Mentores, ou integrados em horários de dúvidas dos professores das respetivas UCs.

  • Acompanhamento do sucesso escolar dos Mentorandos

No decorrer do semestre, os Mentores mantêm o contacto com os seus Mentorandos através de várias atividades e ferramentas de comunicação.