Instituto Superior Técnico

Área de Gestão de Recursos Humanos e Académicos do Taguspark

Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

O Instituto Superior Técnico dá apoio a Alunos com Necessidades Educativas Especiais (ENEE) derivadas da sua condição de saúde temporária ou prolongada, que o frequentem e que estão abrangidos pelo Regulamento do Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais.

Processo para pedido de estatuto:

Para poder ser abrangido pelas disposições do presente Regulamento, deverá dirigir-se presencialmente ao gabinete de Apoio ao Estudante-TP para proceder à abertura do processo. O reconhecimento do estatuto de “Estudante com Necessidades Educativas” é anual e os alunos poderão apresentar o seu pedido de apoio em qualquer momento do ano letivo.

Será solicitada a entrega dos seguintes documentos:

1 – Requerimento escrito dirigido ao Presidente do Técnico (disponível aqui);

2 – Ficha de Identificação Individual (disponível aqui);

3 – Prova documental (relatório clínico, atestado médico e/ou outro que ateste a sua condição e as consequências desta no seu desempenho académico).

Processo para pedido de apoio:

Durante todo o ano letivo, os alunos com estatuto de “Estudante com Necessidades Educativas Especiais” deverão entrar em contacto com o gabinete de Apoio ao Estudante-TP sempre que pretenderem solicitar apoio nos processos de avaliação.

Os alunos portadores de condições de saúde (temporária ou prolongada) que os impeçam de realizar as provas de avaliação autonomamente poderão requerer apoio junto do gabinete de Apoio ao Estudante-TP.

Ligações úteis:

GENEE – Grupo de Trabalho para Estudantes com Necessidades Educativas Especiais

Rede NEE-ULisboa – Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais  da ULisboa

DGES – Candidatos Portadores de Deficiência Física ou Sensorial (CNAES)

GTAEDES – Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior